top of page

Lara Croft é uma personagem fictícia e a protagonista da série de videojogos Tomb Raider da Square Enix (antes Eidos Interactive). Lara é apresentada como uma inglesa arqueóloga aventureira, atraente, inteligente e com forma física atlética, que se aventura em antigas tumbas e ruínas perigosas ao redor do mundo à procura de valiosos artefactos. Criada por uma equipa do estúdio britânico Core Design que incluía Toby Gard, Lara apareceu pela primeira vez em 1996 no jogo Tomb Raider. Volta a aparecer nas suas sequelas, e noutras medias como adaptações impressas, uma série de filmes animados, no cinema (interpretada por Angelina Jolie), e outros tipos de produtos relacionados com a série. A personagem também é oficialmente promovida através de uma marca de vestuário e acessórios, figuras e modelos. Croft também já foi licenciada para promoções de terceiros, incluindo na televisão e na publicidade impressa, aparências relacionadas com a musica e como porta voz promocional.

A produção inicial da personagem e da série era conduzida pela Core Design. Inspirada por Neneh Cherry e pela personagem de banda desenhada Tank Girl, Gard desenhou Lara Croft para contrariar os estereótipos das personagens femininas. A companhia foi modificando a personagem nos títulos subsequentes, com melhorias gráficas e adições na jogabilidade. A produtora norte-americana Crystal Dynamicsficou ´responsável pela produção da série depois de Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003) ter sido mal recebido pela critica. A nova produtora deu um reinicio à personagem e à série, alterou-lhe as proporções físicas e deu-lhe novas formas de interagir com os ambientes dos jogos. Seis actrizes já deram a sua voz a Croft nos videojogos: Shelley Blond (1996), Judith Gibbins (1997–98), Jonell Elliott (1999–2003), Keeley Hawes (2006–14), Camilla Luddington (2013–presente) e Abigail Stahlschmidt (2015).

Os críticos consideram que Lara Croft é uma personagem muito significativa na cultura popular. Croft tem seis Guinness World Records, um grupo de fãs muito forte e é das primeiras personagens dos videojogos a ser adaptada com sucesso para o cinema.[2] A revista Empire colocou-a em #5 na sua lista dos "50 Melhores Personagens dos Videojogos"[3] e a Complex em #12 nos "50 Personagens Mais Mauzões dos Videojogos".[4] Lara Croft é considerada um símbolo sexual, uma das primeiras da indústria a ter atenção generalizada. A influencia da personagem na industria tem sido um dos pontos de contenção entre os críticos; as opiniões são dispersas: uns vêem-a como tendo dado um contributo e uma mudança positiva nos videojogos e outros por ser um modelo negativo para as adolescentes mais novas

  • Twitter Classic

 Artes em destaque 

bottom of page